Quando falamos de inovação e tecnologia…com certeza estamos tratando do elevador automotivo. Afinal, no dia a dia das oficinas é importante contar com um equipamento que consiga suprir as necessidades e trazer praticidade na hora de locomover algum veículo.
Aqui na Boxtop, por exemplo, contamos com elevadores automotivos para auto-center. O que oferece para a equipe da sua empresa um alto desempenho e proatividade nas tarefas de elevação não apenas de utilitários, mas também de veículos de passeio, caminhões semi leves, vans e caminhonetes.
Isso porque estamos sempre buscando métodos de elevação mais seguros. Como resultado, temos recursos excelentes de segurança de elevação automotiva sendo oferecidos a você consumidor.
Confira abaixo os cinco exemplos dos grandes avanços tecnológicos que podem manter você e seus funcionários seguros.
5 dicas de segurança para elevador automotivo
-
Posição do veículo
A primeira dica de segurança é em relação à posição do veículo. O carro no elevador automotivo precisa ser centralizado. Isso garante a melhor distribuição do peso, evitando quedas ou danificações por parte do equipamento e do veículo.
-
Peso extra
É preciso ficar atento ao peso do veículo. Portanto, verifique se o carro não está com sobrecarga, como, por exemplo, na caçamba. Diante disso, certifique-se de ter retirado o peso extra, evitando quedas ou até mesmo acidentes de trabalho.
-
Realize testes
Antes de iniciar a elevação do veículo é necessário realizar testes rápidos para retirar o veículo do chão. Com isso você consegue ver se existe algum engate ou alguma falha no elevador e no encaixe do carro.
-
Certifique-se antes de usar
Verifique o manual do elevador automotivo antes do uso. Confira os locais de encaixe do equipamento. Mas não esqueça, faça isso antes da elevação do veículo para garantir a sua segurança e a dos seus funcionários.
-
Faça um treinamento da equipe
Prepare os profissionais que irão manusear o equipamento. Faça um treinamento e mostre cada detalhe e o funcionamento do elevador automotivo. Ofereça cursos e incentive o uso de equipamentos de proteção.
Para finalizar, fique atento às travas de segurança, verifique no manual se o equipamento possui as travas. Elas garantem que automaticamente uma trava de segurança seja acionada enquanto o carro é elevado, garantindo e evitando uma queda repentina no caso de uma falha.
Depois que o elevador é levantado até a altura de trabalho necessária, ele pode ser baixado até que ele esteja apoiado com segurança nas travas para minimizar o desgaste nos componentes da suspensão. Quando as travas estiverem engatadas, o elevador deve ser levantado para liberar as travas de segurança.
Certifique-se sempre de que seu elevador automotivo é fornecido com instruções não apenas de operação, mas também inspeção, serviço e manutenção que incluem especificações do produto, capacidade de carga, dimensões significativas de elevação e compartimento, requisitos de energia (ar comprimido ou elétrico), fundação e piso requisitos estruturais.
As instruções de instalação precisam estar claras com gráficos ilustrando não apenas montagem passo-a-passo, mas principalmente, desenhos com números de peças e descrições, lista de componentes, requisitos do local, instruções de montagem e ancoragem, folga recomendada do elevador, procedimento de pré-verificação final para o elevador montado, teste operacional e instruções de inspeção e manutenção.
E aí, gostou das dicas? Para saber mais informações sobre os elevadores automotivos da Boxtop acesse nossas redes sociais.