Você já conhece a importância da manutenção preventiva para seu elevador automotivo na sua oficina? Como qualquer outro equipamento da sua oficina, além dos veículos, que melhoram o desempenho e evitam danos; o elevador automotivo também precisa da manutenção preventiva.
Fique atento ao seu elevador automotivo, a falta de manutenção e falta de cuidado também podem prejudicar o equipamento. Fique atento. A manutenção pode evitar defeitos, falhas e até mesmo acidentes por algum problema técnico.
Confira agora 5 dicas de manutenção preventiva para seu elevador automotivo.
Elevador Automotivo
No post Elevador Automotivo: o que é, modelos e como comprar eu explico que o elevador automotivo é a base central para os serviços de reparo de automóveis. Como parte da manutenção e reparação os elevadores são usados todos os dias.
A manutenção preventiva garante segurança aos seus funcionários e evita danos materiais.
Para que seu elevador automotivo Boxtop tenha o máximo de eficiência e segurança, procure seguir rigorosamente algumas recomendações.
Limpeza
- A higienização do elevador deve ser feito com pano umedecido e detergente neutro. Não jogue água no elevador, tal ação acarreta riscos ao usuário e diminuem a vida útil do equipamento.
Lubrificação
- Lubrifique as duas graxeiras das porcas (indicadas nos suportes dos braços) e as duas graxeiras dos rolamentos (localizadas na parte superior das colunas) a cada 30 dias.
- Verifique também a lubrificação da corrente a cada 90 dias.
- Evite que materiais abrasivos (partículas metálicas, areia, terra, etc.) penetrem nas áreas de lubrificação, pois poderá causar desgastes prematuros nos componentes atingidos.
Inspeção Mensal
- Lubrificar a graxeira da porca de trabalho: retire a cortina da coluna para o lado e colocar a engraxadeira no ponto de graxa especificado no carrinho. Engraxar até a expulsão da graxa no suspiro da porca. Também lubrifique os rolamentos superiores: posicionar engraxadeira na graxeira do mancal superior, engraxar até expulsão de graxa.
Inspeção Bimestral
- Chave de Acionamento: verifique funcionamento das articulações e lubrificar com óleo.
Inspeção Trimestral
- Engraxar a corrente da base: abra a tampa da calha da base, aplicar a graxa especificada em toda a extensão (nunca aplicar com as mãos).
- Verificar tensão da corrente da base: Caso necessário, solte os parafusos da coluna e tensionar a corrente de maneira que pressionando com dois dedos o lado externo da corrente se obtenha de três a quatro centímetros de folga. Fechar a tampa da calha da base.
- Verificação de anéis elásticos: verifique o correto encaixe dos anéis elásticos nos pinos dos braços. Trocar se danificados ou Inexistentes.
- Verificar estado e tensão da correia: retire a tampa da proteção da correia na coluna do motor. verifique o estado de conservação da correia e reapertá-la através dos parafusos do suporte do motor de maneira que com dois dedos se consiga torcê-la de 60 a 90 graus.
- Conservação das sapatas de sustentação do veículo: verifique o estado das sapatas e trocá-las caso possam comprometer a estabilidade ou sustentação do veículo.
- Verificação da chave elétrica: retire a capa de proteção da chave e inspecionar os contatos e isolamentos. Não podem apresentar deformações, rachaduras ou danificações. Substituir caso necessário.
- Funcionamento do sistema de acionamento: verifique se o sistema de acionamento da chave elétrica permite acionamento e desacionamento total da chave e se o batente final de curso da vareta garante o desligamento.
- Ruídos e vibrações: verifique a ocorrência de ruídos ou vibrações excessivas durante o uso do equipamento.
Inspeção Semestral
- Verificação de fusos: retire a proteção do fuso na parte frontal das colunas e inspecionar os fusos quanto: existência de riscos, deformações, trincas e principalmente rebarbas e sinais de desgastes. A porca do fuso e fuso não podem em hipótese nenhuma desprender cavacos.
Inspeção Anual
- Desmontagem e montagem: Proceder à desmontagem do equipamento. Limpe as peças e remonte atentando para que peças com sinais de desgaste ou danificadas sejam substituídas.
- Chumbadores: verifique a fixação dos chumbadores.
- Instalação elétrica: reaperte todos os contatos elétricos. Limpar os contatos da chave reversora.
- Verificação da conservação de cabos elétricos e emendas. Verificação e reaperto das chaves fim de curso.
Pensando também em facilitar a sua manutenção, preparamos um checklist de manutenção preventiva para elevadores automotivos. Confira:
- Fique em dia a manutenção preventiva
Fique atento as manutenções preventivas. Essa pequena manutenção pode evitar grandes prejuízos e danos materiais.
- Acione a assistência técnica
A assistência técnica irá realizar a manutenção preventiva do seu elevador automotivo, por isso não evite de solicitar a sua. Confie na fabricante do elevador, assim você terá certeza que profissionais qualificados estão fazendo o melhor serviço no seu elevador.
- Preste atenção aos detalhes
Fique atento a cada detalhe do elevador, as colunas, fusos e sapatas. Se alguns dos itens do elevador automotivo estiverem desgastados ou com algum tipo de inconformidade, pode causar grandes prejuízos. Fique atento a cada detalhes e se possível, faça um checklist mensal ou trimestral no seu equipamento para avaliar o estado.
- Lubrifique o equipamento
A lubrificação do seu elevador automotivo deve ser realizada junto com a manutenção preventiva. Fique atento ao manual do seu equipamento.
- Verifique a validade das peças
A validade de cada item é determinada pela fabricante do elevador. Como a validade de um alimento, os itens do seu elevador também possui um prazo máximo de uso.
A Boxtop oferece assistência técnica e garantia em todos seus elevadores automotivos – consulte no manual do equipamento.
Se tiver dúvidas sobre manutenção preventiva, fique a vontade e deixe seu comentário!
Elevadores Automotivos Boxtop
Já conhece os elevadores automotivos Boxtop? Os elevadores Boxtop foram desenvolvidos com sistemas que permitem maior tranquilidade e segurança aos seus usuários.
Os elevadores para transporte de automóveis são desenvolvidos para o transporte vertical de veículos de passeio e utilitários leves em estacionamentos e prédios.
Eles fazem a substituição das rampas de acesso desses lugares, que normalmente ocupam um espaço considerável na construção. Assim, o elevador acaba por ser um otimizador de espaços.
O elevador pode ser hidráulico ou elétrico. Com um projeto único e exclusivo para o seu empreendimento, unindo o que há de mais moderno em segurança, tecnologia e conforto para este tipo de elevador.
Se tiver dúvidas entre em contato pelo nosso site www.boxtop.com.br.
Se gostou do conteúdo, deixe sua opinião nos comentários, é importante para nós.