Elevadores de Carga
Os elevadores de carga atendem necessidades de transporte vertical, sendo muito utilizado na indústria e comércio. São equipamentos robustos e de qualidade. Projetados e fabricados atendendo as normas de segurança da ABNT, podendo ser sob medida para projetos específicos. Muito usados em fábricas, armazéns, centros comerciais e outros locais, os elevadores de carga desempenham uma função muito importante em obras, indústrias e estabelecimentos.
Utilidade e Importância
Esse tipo de equipamento é essencial na construção civil, por exemplo. Especialmente quando pensamos em grandes construções no sentido de altura. O elevador é responsável pelo transporte eficiente e rápido de funcionários, equipamentos e material de construção. Sem eles, podemos dizer que as grandes construções se tornariam um processo inviável para a construção civil. Além deste setor, o transporte de carga é algo fundamental para o desenvolvimento de inúmeras atividades industriais e comerciais.
Desenvolvido para facilitar o transporte vertical de materiais, o elevador de carga precisa demonstrar grande resistência. Além disso, é preciso que ele seja capaz de desenvolver esta atividade sem apresentar riscos às pessoas que trabalham no local. Por isso, eles seguem as normas da ABNT (NBR NM 267 e NBR 14712) e são divididos em tipos, de acordo com sua capacidade de carga.
Tipos de Elevadores de Cargas
- Classe A (também chamados “elevadores de serviço”): nunca ultrapassam ¼ de sua capacidade, ou seja, 25%. Para carga comum, o carregamento e a descarga são feitas por meio manual ou por empilhadeiras manuais;
- Classe B: são utilizados para transporte de veículos de passageiros e caminhões, frequentemente usados em estacionamentos. A carga deve ser calculada com base de 150 kg/m2;
- Classe C: o carregamento é feito por empilhadeira motorizada (que não deve exceder 50% da carga nominal do elevador) e a plataforma não deve exceder 150% da carga;
- Classe C-1: usados para carregamento de caminhões em indústrias, onde o caminhão pode ser movimentado com a carga sem exceder a capacidade do elevador;
- Classe C-2: neste caso, o caminhão não pode entrar junto com a carga;
- Classe C-3: os elevadores também são carregados e descarregados com veículos industriais, onde a carga não pode ultrapassar 100% da capacidade. Diferencia-se da classe C-1 por frequentemente transportar cargas de volume único somado à empilhadeira, sem exceder a capacidade de peso do elevador.
Aberturas de portas
Também existem diferentes tipos de portas para elevadores de carga, que devem ser escolhidas com base nas necessidades do projeto:
- Portas automáticas deslizantes na horizontal: ágil nas operações de carga e descarga e não requer intervenção humana;
- Portas de eixo vertical: semelhantes a portas convencionais com dobradiças. Deve ser instalada nos pavimentos e não nas cabines do elevador. Oferecendo segurança, conforto e resistência, além de reduzir o custo de manutenção;
- Porta guilhotina deslizante na vertical (manual ou motorizada): ideais para cargas pesadas. Geralmente são robustas e resistentes para minimizar colisões e/ou danos de empilhadeiras e equipamentos;
- Portas pantográficas (hastes articuladas): mais popular e barata. Permitem abertura total, mas são suscetíveis e delicadas, necessitando de mais manutenção que as demais.
Elevador Industrial
Capacidade
A capacidade de carga inicial de um Elevador de Carga Industrial nunca é inferior a uma tonelada podendo chegar ao máximo de três toneladas. O percurso ideal é de até quatro paradas, ou seja, térreo e mais três pavimentos. Sempre que possível deverá ser dada prioridade a construção de caixa de corrida e poço em alvenaria para este tipo de elevador. Pois devido a sua utilização e capacidade de carga se torna mais seguro desta forma.
Instalação e segurança
O Elevador de carga industrial tem uma construção mais robusta. Nele são utilizados materiais mais resistentes do que os utilizados no elevador de carga convencional.
Ele deve ser produzido e instalado com sistema de contrapeso e inversor de frequência. Preferencialmente deverá ter uma máquina de tração eletromecânica. Mas em alguns casos especiais poderá se fazer a opção por sistema de bomba e pistão hidráulico. Deverá ter portas na cabina e nos pavimentos.
Elevador Industrial/Comercial de Carga BOXTOP
Os elevadores de carga Boxtop (comercial e industrial) são projetados para minimizar o tempo em movimentações de cargas, melhorar a ergonomia em cada processo, maximizar a produção com maior segurança para os operadores e garantir a integridade do equipamento e das pessoas envolvidas.
Os elevadores de carga Boxtop seguem na íntegra os requisitos das normas vigentes referente a projeto, fabricação e instalação. Eles podem ser fabricados em diversos modelos:
- Elevador eletromecânico com casa de máquinas;
- Elevador eletromecânico sem casa de máquinas;
- Elevador eletromecânico com estrutura autoportante;
- Elevador hidráulico tração direta;
- Elevador hidráulico com multiplicador de curso.
Características opcionais: Portas elétricas, cabine fechada com botoeira e luminária;
Sensor de presença
Vantagens:
- Elevadores personalizáveis de acordo com a necessidade do cliente;
- Aumento da produtividade;
- Diminui o risco de acidente de trabalho; Atende as normativas de segurança do trabalho.
Elevador para Transporte de Automóveis Boxtop
Os elevadores para transporte de automóveis são desenvolvidos para o transporte vertical de veículos de passeio e utilitários leves em estacionamentos e prédios.
Eles fazem a substituição das rampas de acesso desses lugares, que normalmente ocupam um espaço considerável na construção. O elevador acaba por ser um otimizador de espaços. O modelo pode ser hidráulico ou elétrico. O projeto é único e exclusivo para o empreendimento desejado, com tecnologia, segurança e conforto.