Passou o tempo em que um elevador era artigo de luxo. Hoje pequenos prédios residenciais podem e devem ter um elevador. Além da comodidade necessária, ele se tornou item obrigatório quando falamos de valorização, conforto e critério de escolha de um imóvel.
Nesse sentido, iremos neste conteúdo falar a respeito de como a instalação de um elevador pode trazer valorização ao imóvel. Isso quer dizer vendas, escolhas bem-feitas e um retorno no seu investimento. Continue a leitura e descubra as vantagens de adquirir um elevador para o seu empreendimento!
Valorização do imóvel e o conforto para os moradores
Ao decidir a compra de um imóvel, um dos requisitos que pesa muito na avaliação do futuro proprietário é a existência ou não de um elevador. Isso porque, ele traz comodidade, conforto e inúmeras facilidades.
Um imóvel, mesmo considerado pequeno e com poucos andares, precisa apresentar todas as facilidades aos seus proprietários. Com os diversos compromissos do dia a dia, nenhuma pessoa gosta de perder tempo para sair ou chegar em casa.
Com a instalação de um elevador, o imóvel tem uma valorização bastante significativa se comparado ao preço original. Outro fator importante a ser analisado é que imóveis que dispõem de elevadores tendem a ser vendidos mais rápido do que prédios que não contam com esta comodidade.
A população está envelhecendo e precisa de comodidade
O que até pouco tempo poderia ser visto como luxo, tornou-se uma necessidade. Isso porque, pensar na mobilidade de pessoas com dificuldades de locomoção é muito importante.
Muitas pessoas em busca de opções de imóveis podem ser da terceira idade, aposentadas e que, em muitos casos, procuram por qualidade, comodidade e praticidade, isso com acesso fácil, segurança e conforto.
Em uma matéria publicada pela Revista Exame, que fez uma projeção até 2040, verificou-se que a população brasileira está envelhecendo, já que até o ano estimado, mais da metade da população, uma média de 56%, terá mais de 45 anos.
Isso nos faz perceber que existe uma parcela da sociedade que vai demandar opções de imóveis que proporcionem conforto e comodidade nas atividades cotidianas, e um exemplo é o uso do elevador em empreendimentos.
Acessibilidade na construção civil
Outro ponto importante a ser analisado é a acessibilidade, tanto para os moradores quanto para os visitantes. Ninguém quer vivenciar uma situação constrangedora ao recebera a visita de um cadeirante, por exemplo, e ter que pedir ajuda aos vizinhos para carregá-lo até o terceiro ou quarto andar.
Ou mesmo passar por algum problema de saúde e se ver impossibilitado de subir ou descer escadas. São pontos muito relevantes que com certeza serão avaliados pelos futuros moradores do seu empreendimento.
Legislação
Não podemos falar sobre acessibilidade sem mencionar a legislação a respeito desta questão. Existem alguns pontos importantes quanto a instalação do elevador descritas na Lei da Acessibilidade Decreto nº 5.296 de 2 dezembro de 2004 no Artigo 27 que vamos mencionar a seguir:
Art. 27. A instalação de novos elevadores ou sua adaptação em edificações de uso público ou de uso coletivo, bem assim a instalação em edificação de uso privado multifamiliar a ser construída, na qual haja obrigatoriedade da presença de elevadores, deve atender aos padrões das normas técnicas de acessibilidade da ABNT.
- 1oNo caso da instalação de elevadores novos ou da troca dos já existentes, qualquer que seja o número de elevadores da edificação de uso público ou de uso coletivo, pelo menos um deles terá cabine que permita acesso e movimentação cômoda de pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida, de acordo com o que especifica as normas técnicas de acessibilidade da ABNT.
- 2oJunto às botoeiras externas do elevador, deverá estar sinalizado em braile em qual andar da edificação a pessoa se encontra.
- 3oOs edifícios a serem construídos com mais de um pavimento além do pavimento de acesso, à exceção das habitações unifamiliares e daquelas que estejam obrigadas à instalação de elevadores por legislação municipal, deverão dispor de especificações técnicas e de projeto que facilitem a instalação de equipamento eletromecânico de deslocamento vertical para uso das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Nesse sentido, é muito importante que você verifique se a legislação municipal não exige a instalação de elevadores, bem como, a própria estrutura do empreendimento deve ser levada em consideração.
Dica: confira também tudo que é falado na ABNT NBR 9050:2015.
Investimento a longo prazo
Muitas pessoas ao adquirirem um imóvel não realizam esta aquisição apenas pensando a curto prazo. Elas também podem enxergar neste investimento a oportunidade para futuros negócios, como a venda depois de algum tempo.
Nesse sentido, pessoas com este perfil entendem que além de uma ótima localização, é muito importante que o imóvel tenha condições de atender a certos públicos e exigências. O elevador é uma delas.
Mesmo que o prédio não seja tão alto, o investimento em um elevador é um ganho a longo prazo. Tecnologias e facilidades aumentam, em muito, o valor do imóvel.
E então?
Você viu que falamos sobre algumas questões que impactam e tornam a instalação de elevadores muito vantajosa em um empreendimento. Claro, é preciso avaliar algumas questões como a real obrigação da instalação perante a lei, por exemplo. E ainda, o quanto isso vai impactar no valor para o comprador e até no condomínio.
Entretanto, a questão da acessibilidade tem ganhado cada vez mais espaço. Isso se tornando não apenas uma questão de escolha, mas uma necessidade.
Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se desejar, clique abaixo, faça o download gratuito do nosso e-book e saiba como escolher o elevador ideal ao seu empreendimento!